segunda-feira, 24 de novembro de 2008

observações sobre o texto de Moran

A APRENDIZAGEM DO SER EDUCANDO
EDGAR MORAN
O docente encontra-se em constantes desafios com ele mesmo e pela necessidade de adequação dos novos paradigmas educacionais que se colocam a discussão, os desafios familiares, salariais, motivacionais e de constantes decepções profissionais.
Mas, ele busca conhecer-se e conhecer mais profundamente as etapas da própria aprendizagem que se depara no cotidiano. Para isso passa por etapas de auto-conhecimento que são;
A substituição por outros docentes que são substitudos de componentes curriculares por motivos de licença, laudos, etc..fazendo o professor buscar técnicas de aula diferenciadas, feelings teóricos e planejamentos testados pela experi~encia ao longo da profissão.
A consolidação também tráz o domínio da técnica de dar aula, mas o pobrecimento da qualidade também acontece pela constante desmotivação dos alunos e da metodologia que o professor assume.trazendo a tendência a acomodação ou a " poupar-se" na forma de ensinar, repetindo trabalhos e planejando cada vez menos suas aulas.
Há também a crise de identidade pela qual todo o docente se defronta, pois ele se vê justificando seus atos por não poder acompanhar a tecnologia, a aprendizagem constante da rotina, trazendo a depressão e o completo desânimo pela profissão.Alguns docentes reagem ao contrário, usando essas crises para repensar a forma de ensinar, como estratégias de mudança, aprimorando o diálogo, aceitam-se como são, aprimoram suas técnicas, o aprender, o sentido do aprender e do ensinar constante, assim como aprofundam o pensar sobre a sua própria qualidade de vida.
Há professores que apostam na educação como compet~encioa para o sucesso, isso se faz pela capacidade de comunicação e de relacionar-se com o aluno, com um conjunto de intenções do processo pedagógico.Isso é demonstrado pela coer~encia e competência intelectual proporcionando a reflexão crítica.
O professor precisa ter consci~encia de quem é, o que é e o que quer para si e para seus alunos, clareza nos objetivos de vida e de prática pedagógica, atento a evoluir, ao aprender, ao ensinar e ser alguém que aprimore seu modo de vida num exemplo de qualidade educacional.

Nenhum comentário: